O que é Escala de dureza de Mohs?

É uma escala para medir a dureza das gemas. Essa escala foi criada pelo mineralogista alemão Friedrich Mohs, que utilizou como referências as durezas de 10 minerais. Mohs colocou-os na ordem de riscabilidade estrutural, ou seja, utilizando-se esta escala, cada pedra que se localiza em uma posição, será capaz de riscar outra pedra que está em colocação abaixo de si, entretanto, serão riscadas por outras pedras que se encontram em posição acima. Por isso, sua escala é decimal, ou seja, vai de um até dez.

Mohs verificou, através de inúmeras experiências, que o diamante é a pedra cuja dureza apresenta o maior grau em relação a todas a pedras, atribuíndo o valor 10 na sua escala.

Os discos de lapidação são geralmente feitos com fragmentos de diamante, pois tendo a maior dureza têm a capacidade de riscar (facetar) qualquer outra pedra que se encontra abaixo ou igual à sua dureza.

A escala assim ficou definida:
 1. Talco
 2. Gipso ou Gipsita
 3. Calcita
 4. Fluorita
 5. Apatita
 6. Ortoclásio
 7. Quartzo
 8. Topázio
 9. Moríndon (Coríndon)
10. Diamante

Podemos medir a dureza através da forma a qual uma pedra resiste ao ato de riscar uma outra pedra ou de ser riscada por uma outra pedra.

Um método de se verificar se uma gema é verdadeira, é através da mensuração de sua dureza. Porém, pode ser um método destrutivo e somente deve ser usado, se outros métodos de detecção de autenticidade da gema em questão, geralmente métodos caros, não puderem ser utilizados. Esse teste de dureza pode ser feito, por exemplo, tentanto riscar um quartzo com um topázio. Se for um topázio autêntico, certamente riscará o quartzo.

Contato contatos

voltar