Quais são as etapas de produção de uma jóia com pedras?

Desenho feito por designer
Antes de mais nada, um desenho detalhado da peça é realizado por um profissional da área que tem como objetivo, elaborar estilos artísticos no metal que irá acomadar a pedra, de maneira a sobressaltar as características da mesma, e ao mesmo tempo, amplificar o valor estimativo do objeto.

Escolha do metal
O metal é parte importante na elaboração da peça. O desenho elaborado pelo designer é submetido a uma avaliação do ourives já informando o metal básico utilizado numa especificada liga. Por exemplo, ouro amarelo 18K.

Derretimento do metal
É uma etapa essencial para elaboração da jóia. Nessa parte, o metal básico escolhido, que geralmente vem em forma de barra, é fundido em alta temperatura com outros metais da composição metal da liga acima escolhida, transformando-se numa forma líquida a qual o artista escultor irá trabalhar.

Moldagem da peça
Consiste no trabalho detalhado e artístico em cima do material, através da utilização de ferramentas adequadas que permitirão a precisão da modelagem da peça, incluíndo por exemplo, o esculpimento de bordas, facetas, ornamentos, números de garras que irão fixar a pedra, e outros detalhes artísticos do metal. Além de excelente modelador, o ourives é sobretudo um artista dedicado.

Cravamento da pedra
Tem como objetivo fechar as garras do metal moldado, na pedra. A fixação deve ser exata para que a pedra não fique solta, nem apertada demais, de maneira a prejudicar sua estrutura com arranhões ou até mesmo rachaduras.

Polimento da jóia
A finalidade do polimento é deixar a parte do metal uniforme, dando maior brilho metálico.

Retoques finais
Consiste na introdução de demais entalhes ou informações que só podem ser inseridos nesta etapa, como por exemplo, o logotipo ou a marca da joalheria ou fabricante, o metal utilizado e sua concentração (prata 950K, ou ouro 18K)

Contato contatos

voltar